5 habilidades essenciais de um gerente de projetos

5 habilidades essenciais de um gerente de projetos

5 habilidades essenciais de um gerente de projetos

Mesmo no campo educacional, a gerência de projetos ainda é algo novo. O cargo, muitas vezes, é assumido por profissionais formados nas áreas de arquitetura, engenharia, marketing, administração e informática, mas no final Então, como esses profissionais podem desenvolver as habilidades de um gerente de projetos?

O gerente de projetos deve possuir uma boa experiência de trabalho de gerenciamento, especialmente de equipes. Além disso, ele deve ter algumas qualidades fundamentais como: ser proativo, ter conhecimento e confiança no seu trabalho e muita responsabilidade. Independente da área de formação, ter essas características é fundamental para se tornar um gerente de projetos de destaque.

O que faz um gerente de projetos

É bom entendermos o que faz um gerente de projetos. Esse profissional, como o nome da função dá a entender, é o encarregado por planejar e acompanhar a execução do projeto. Ele também deve ter uma visão para calcular os riscos, sendo um profissional flexível, pronto para mudar de estratégia sempre que precisar, a fim de melhorar o andamento do projeto. Logo, as suas habilidades devem instigar a equipe de trabalho e fomentar a colaboração entre os funcionários, esse profissional precisa estar pronto para grandes desafios.

O gerente de projetos é ainda o responsável pela gestão de custos e recursos de um projeto, garantindo que ele seja entregue com qualidade e no tempo previsto. Durante a execução do projeto, ele atribui papéis e tarefas e acompanha o andamento da equipe.

As 5 habilidade essenciais de um gerente de projeto

Um bom gestor de projetos deve manter seus projetos e sua equipe integrada, mas para isso não basta só habilidades técnicas. Existem habilidades inerentes a profissão que são essenciais para que o gerente de projetos seja capaz de tocar qualquer projeto.

A seguir, veremos 5 habilidades que todo gerente de projetos que quer fazer uma boa gestão de sua equipe deve ter. Quer saber quais são? Continue a leitura e confira!

1. Ter e manter liderança

Possivelmente, você já ouviu que líder e chefe são coisas bem diferentes. Ser o chefe — que só manda, dar ordens e cobra resultados — é muito fácil. Existem muitos por aí.

O gerente de projetos não pode ser assim. É necessário que ele seja um agente de mudança. O profissional deve incentivar, inspirar e engajar a equipe para caminhar junto com ele.

Se você não nasceu líder, não se desespere. A liderança não é algo inato em todos os seres humanos, entretanto, é sempre possível desenvolvê-la.

Um bom líder deve ser admirado pelas suas atitudes — só assim ele será seguido pelos outros. Dessa forma, é preciso ter uma conduta ética. As suas atitudes devem demonstrar aos colaboradores que as suas crenças e valores estão alinhados aos da empresa.

Ser líder também significa manter a equipe feliz e otimista. Assim, os integrantes não vão se incomodar em ter que se doar a mais por um objetivo maior. Ser um exemplo é importante para que os colaboradores sigam o líder. Portanto, o gestor deve manter-se otimista, mostrando atitudes positivas que tornem o ambiente mais produtivo e leve.

2. Resolver problemas

Independentemente da forma como se gerencia um projeto ou empreendimento, sempre haverá problemas. Nesse momento, as habilidades de um gerente de projetos serão colocadas à prova. Por isso, uma das características que ele deve dominar é a capacidade de resolver problemas.

Todo gerente de projetos trabalha em parceria com consultores e especialistas, aplicando seus conhecimentos para encontrar as resoluções mais eficientes para cada demanda.

Mais importante do que ter a solução perfeita para cada tipo de adversidade, o gerente de projetos precisa ser capaz de utilizar com sabedoria o conhecimento de todos os integrantes da equipe. Dessa forma, é possível encontrar uma resposta coletiva para os problemas que eventualmente surgirem durante a entrega de um projeto.

Nesse quesito, a comunicação será muito importante para se antecipar às crises. Outra dica valiosa é manter um bom clima organizacional. A concentração necessária ao ambiente de trabalho deve ser controlada para não se transformar em estresse. Dessa forma, é possível evitar o “fogo amigo” entre os membros do time e os consequentes problemas que esse tipo de situação traz.

3. Delegar tarefas

Ser líder de um projeto significa confiar nos integrantes da equipe e poder delegar tarefas sem hesitar. Isso é especialmente útil nos momentos em que é necessário trabalhar sob pressão, quando existe um portfólio de projetos cujos prazos são curtos.

No entanto, o gerente precisa ter em mente que delegar não significa apenas repassar atividades. Para ter resultado, é preciso que a distribuição de tarefas cumpra algumas etapas.

O primeiro passo é conhecer bem a sua equipe e delegaras tarefas de acordo com o que cada colaborador tem de melhor.

A seguir, é preciso levar em consideração que podem acontecer problemas durante a realização do projeto. Por isso, é preciso ter sempre um plano B ou C, para o caso de emergências.

A delegação de tarefas deve ser sempre de um para um. Ou seja, não delegue a mesma tarefa para vários colaboradores. Isso pode causar constrangimento e dispersar o foco da equipe.

Ao delegar, também é preciso ser específico, informando exatamente o que deve ser feito e quais os resultados e prazos esperados. Em relação ao prazo, sempre coloque uma margem de segurança.

Por fim, é preciso fazer o follow-up, para verificar se o time está precisando de algum suporte e se os prazos serão atendidos conforme o cronograma.

4. Demonstrar empatia

Todos os grandes líderes são enfáticos em dizer que as pessoas são os maiores ativos das empresas. Por isso, entre as características de um gerente de projetos não pode faltar a empatia.

Essa habilidade diz respeito à capacidade de se colocar no lugar do outro, sendo um dos fatores principais para manter a equipe engajada e focada no objetivo traçado.

A empatia é expressa quando o gerente de projetos age de forma participativa e colaborativa. Dessa forma, ele consegue identificar, de modo mais fácil, os possíveis conflitos internos. Além disso, a empatia possibilita ao líder ter maior respaldo no momento de mediar desavenças internas.

Com ajuda dessa habilidade, o gerente de projetos assegura que os integrantes da equipe se mantenham produtivos, ainda que estejam passando por situações pessoais complicadas.

5. Estudar sempre

O mundo está em constante evolução. Se manter atento a essas mudanças é essencial para alcançar o sucesso na carreira. Logicamente, para chegar ao cargo de gerente de projetos. o profissional já deve possuir experiência e contar com boa formação acadêmica. Mas esse é só o início.

O desenvolvimento contínuo é uma das habilidades de um gerente de projetos. O estudo e pesquisa devem ser seus fiéis companheiros. Essa é uma forma de gerar autoridade e ganhar o respeito do time. Além disso, é uma maneira de se manter atualizado sobre as melhores práticas e tendências do mercado, facilitando a tomada de decisões.

Quanto mais o gerente de projetos estuda e aprende, mais articulado e visionário ele se torna.

Neste artigo, você descobriu as 5 principais habilidades de um gerente de projetos. Lógico que existem outras virtudes que precisam ser desenvolvidas, pois o ambiente corporativo é muito dinâmico e complexo, e cada organização tem características únicas. No entanto, essas são as habilidades-chave. Colocando essas dicas em prática, é possível se tornar profissional destacado no mercado.

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida sobre ou sugestão sobre as habilidades de um gerente de projetos? Deixe a sua opinião ou ideia nos comentários.

Facebook Comments

Um comentário no post "5 habilidades essenciais de um gerente de projetos"

  1. José Mário varjão disse:

    Muito o tema abordado e serve de alerta, para aqueles que estão conscientes das incertezas de um mundo globalizados, mas que faz das dificuldades, motivo para ir adiante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *