Entenda as vantagens da tecnologia BIM para a segurança na construção civil

Entenda as vantagens da tecnologia BIM para a segurança na construção civil

A segurança na construção civil é um assunto que requer muita atenção, afinal esse é o quinto setor com maior número de acidentes e o segundo em mortes no Brasil. Além disso, a probabilidade de que um colaborador seja incapacitado permanentemente na construção civil é, cerca de, seis vezes maior que nas demais atividades.

Por isso, é muito importante adotar medidas, como a incorporação da tecnologia BIM e treinamentos da mão de obra. Essas medidas são significativas na busca pela segurança. Uma vez que as atividades desempenhadas na construção civil empregam grandes maquinários, muitas vezes, são complexas e pesadas.

Quando há a incorporação da tecnologia e treinamento dos colaboradores, o risco em algumas etapas é minimizado e a saúde do trabalhador é preservada. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura!

O que é tecnologia BIM?

O BIM é uma tecnologia que em português pode ser denominada “Modelagem da Informação da Construção”. Diferentemente do escopo em CAD 2D ou, até mesmo, o desenho 3D que são representações do que será construído.

O BIM consiste em um projeto com modelos 3D realistas e fiéis, indicando o que realmente será produzido, materiais que serão utilizados, sequência das atividades, entre outras diversas opções de informações.

Ou seja, enquanto as formas de projeto interiores trabalhavam com desenhos da edificação, o BIM é uma forma de projetar um modelo do que será construído, proporcionando que mais informações sejam conhecidas em todas as etapas de projeto, orçamentação, planejamento, execução e, até mesmo, durante o uso e operação.

Dessa forma, não são especificados apenas comprimento, altura e espessura, também são informados os detalhes dos materiais, como: especificação, fabricante, custo, propriedades, entre outras informações.

Por meio do conhecimento das diversas variáveis e informações, o processo construtivo fica muito mais confiável e a obra se torna mais segura. Além dos custos e prazos executados mais fiéis aos que foram planejados.

Resumindo, a tecnologia BIM permite que todas as informações sejam integradas, analisando as relações, dependências. Também, interferências entre os diversos sistemas, otimizando a análise e controle de informações e recursos.

Dentro da tecnologia BIM existem vários softwares que possibilitam que diversos profissionais trabalhem em conjunto em um mesmo projeto, ao mesmo tempo. Além disso, é possível reunir os detalhes do projeto, como planejamento, orçamento, gerenciamento, execução, manutenção, uso e, até mesmo, demolição.

Como a tecnologia BIM auxilia a segurança na construção civil?

A modelagem da informação da construção tem como base a união e compartilhamento de informações entre os profissionais envolvidos em um empreendimento. Portanto, a colaboração entre os participantes é essencial para a aplicação correta dessa tecnologia, otimizando as vantagens.

Por meio da colaboração, é possível reduzir custos e prazo dos empreendimentos, aumentar a qualidade, evitar acidentes, elevar a segurança, otimizar o uso dos recursos, promover a industrialização do processo construtivo, entre outras vantagens.

No que diz respeito à segurança, a tecnologia BIM também apresenta um papel importante, pois possibilita que as etapas de execução sejam planejadas com mais cautela. Assim como a execução seja gerenciada e acompanhada de forma a prevenir acidentes de trabalho e preservar a saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Isso é possível, pois é estabelecido um planejamento adequado que contempla aspectos, como treinamentos, equipamentos, materiais, métodos construtivos, condições topográficas e climáticas, entre outras variáveis relevantes.

Dessa forma, também é realizado um cronograma realista e otimizado que possibilita traçar a melhor maneira de aplicação dos recursos e a divisão das etapas e atividades, sem que a saúde e segurança no canteiro seja comprometida ou prejudicada.

Veja abaixo um pouco mais da relação entre a segurança na construção civil e a tecnologia BIM:

Prevenção e gestão de riscos

Um dos aspectos mais relevantes em termos de segurança é a prevenção e gestão de riscos. Esses riscos, podem ser em todos os aspectos, como paralisações, atrasos, imprevistos, mas também incluem os fatores que podem interferir na saúde e segurança dos trabalhadores.

Como a tecnologia BIM proporciona uma gestão mais otimizada e um maior controle, além de incentivar processos industriais, demandar mão de obra treinada e especializada. Logo, automaticamente, os processos são mais controlados e as condições de trabalho são mais seguras.

Uso da realidade virtual

Por meio da realidade virtual ou realidade aumentada, é possível definir a implementação da edificação, as etapas de execução e também quais os maquinários e equipamentos a serem utilizados. Além disso, também é possível testar no modelo virtual a interação, entre os equipamentos, estrutura e instalações, evitando acidentes.

Planejamento a longo prazo

Com o planejamento a longo prazo, a obra é planejada de forma mais eficiente, elevando a produtividade e a qualidade. Consequentemente, os métodos construtivos são mais bem estruturados e executados com maior segurança, resultando em processos com qualidade.

Por meio de um planejamento bem-feito, imprevistos são gerenciados com mais eficácia e a execução das diversas atividades é realizada com cautela, evitando acidentes.

Colaboração de informações

Por meio da colaboração e a metodologia BIM, os projetistas se comunicam. Ainda, há compatibilização, conferência de interferências, planejamento de execução, utilização de métodos executivos industrializados, treinamento da mão de obra e maior facilidade de acesso às informações.

O resultado é a redução de erros na obra, tratamento prévio de problemas, melhor gestão, otimização da comunicação entre os diversos colaboradores e maior integração entre os membros das variadas equipes. Todos esses resultados impactam diretamente na maior segurança no processo executivo.

A tecnologia BIM pode ser aplicada em levantamentos topográficos, monitoramentos estruturais, projetos das built, gestão de facilities, varredura a laser, fotogrametria, análise de viabilidade, projetos, planejamento, orçamento, construção, operação, manutenção e até demolição.

Com o uso crescente no setor da construção civil, fica evidente o quão importante é conhecer a tecnologia BIM. Também, como deve ser aplicada, quais as mudanças necessárias na equipe, elaboração de projetos, execução das demais etapas e processos construtivos, os impactos e demais tipos de vantagens.

Se você deseja entender mais sobre essa tecnologia, então aproveite a visita ao blog e baixe o nosso guia básico de BIM e descubra mais sobre a tecnologia, suas aplicações, vantagens, entre outras informações completas!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *