Gestão de projetos: saiba mais sobre essa área de atuação

Gestão de projetos: saiba mais sobre essa área de atuação

Gestão de projetos: saiba mais sobre essa área de atuação

Para se manter no mercado de trabalho, o profissional deve ter em mente que é preciso trabalhar com a inovação. Por meio dela, desenvolvemos nossa criatividade a fim de levarmos à empresa que prestamos serviço ideias revolucionárias, capazes de mudar processos engessados que algumas culturas organizacionais costumam enraizar.

Em gestão de projetos, o profissional tem a oportunidade de trabalhar com boas práticas para fazer com que os projetos desenvolvidos possam atingir o sucesso. Afinal, a técnica é importante, mas o que realmente conta é capacidade do profissional de se sobressair em cada situação, sempre buscando a integração e o aperfeiçoamento.

A rotina faz com que a habilidade de enxergar um problema fique cada mais aguçada e o gestor acaba desenvolvendo uma autonomia que o faz gerenciar projetos de qualquer segmento.

Neste artigo, listamos as principais funções e benefícios que o profissional de gestão de projetos pode alcançar em sua carreira. Acompanhe!

PMI, PMBOK e PMO

É muito improvável falar em gestão de projetos e não citar o PMI. Fundada em 1969, o Project Management Institute é uma instituição sem fins lucrativos que tem como grande objetivo reunir profissionais que trabalham em gerenciamento de projetos. Possui sedes espalhadas pelo mundo e oferece várias oportunidades de trabalho voluntário.

Com o intuito de fazer com que o gestor de projetos trabalhe de forma construtiva, sempre mantendo-se atualizado no mercado, os associados do PMI elaboraram um guia de conhecimento que reúne práticas, técnicas e ferramentas, o que é chamado de PMBOK.

Nele está contido os grupos de processos e áreas de conhecimento existentes em todo e qualquer projeto.

Quanto ao PMO, trata-se da abreviação de Project Management Office, ou, popularmente falando, um escritório de projetos. Muitas empresas já possuem esse tipo de escritório, pois acreditam que ter esse departamento dentro da organização ajuda a manter a ligação com as propostas que ela traz e desenvolve a melhoria contínua dentro dela.

Áreas de conhecimento e processos principais

Todo o conteúdo existente em seu projeto é dividido em dez áreas específicas. São elas:

  • gerenciamento da integração;
  • gerenciamento do escopo;
  • gerenciamento do tempo;
  • gerenciamento do custo;
  • gerenciamento da qualidade;
  • gerenciamento de recursos;
  • gerenciamento das comunicações;
  • gerenciamento dos riscos;
  • gerenciamento de aquisições e;
  • gerenciamento de stakeholders.

Cada uma dessas áreas de conhecimento ajuda a desenvolver uma melhor forma de gestão de projetos. Além disso, são administradas por meio de cinco grupos de processos que o seu projeto percorrerá, sendo: Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle; e Encerramento.

Empregabilidade

Gestão de projetos é uma área capaz de oferecer boa empregabilidade. Pois, apesar de todas as áreas de conhecimento e grupos de processos, o que define o sucesso de um profissional dentro dessa área é sua forma de gestão.

Cada novo projeto é uma nova forma de trabalhar sua liderança e melhorar ou maximizar as principais competências e habilidades que cada profissional que você trabalha possui. Fazendo isso, você não só garante o sucesso do projeto, como também cria um ambiente mais harmonioso, onde as pessoas estejam motivadas a trabalhar de forma dinâmica.

No entanto, não são todos que conseguem ter essa facilidade em lidar com o ativo humano. Para isso, existem ferramentas, como o PDCA, que ajudam você a trabalhar de forma bem mais prática e manter o foco dentro da sua equipe.

Networking

Gestão de projetos é uma área que favorece o contato com pessoas de diferentes níveis dentro e fora de uma empresa. Esse contato é conhecido como networking, prática muito importante, pois ajuda, até mesmo, as pessoas que desejam uma recolocação profissional.

Ele nada mais é que a capacidade do profissional de trabalhar sua forma de relacionamento com as pessoas e as principais informações que pode obter para elaborar uma estratégia de negócio. Essa prática ajuda na formação de técnicas para fazer a empresa ser mais conhecida e estar cada vez mais próxima dos seus consumidores.

Mercado de trabalho

Projetos podem ser considerados como um esforço que você se propõe a fazer para oferecer algo único e/ou útil. Seja para a criação de um novo produto, melhoria de um serviço ou até mesmo a mudança de um software que vai fazer a diferença na sua rotina de trabalho.

Trabalhar com gestão de projetos permite que o profissional se mantenha ativo dentro da organização. Isso porque projetos também são formas de desenvolver o engajamento da empresa, seja dentro ou fora da internet.

Todo negócio que busca se manter no mercado sempre terá demandas que precisarão se adaptar às mudanças de um novo cenário. Essas demandas podem — e devem — ser transformadas em projetos.

Também existe a possibilidade do profissional trabalhar de forma autônoma, criando seu próprio escritório de projetos e trabalhando com sua própria equipe. Lembra que falamos da importância do networking? Suas técnicas podem ser muito bem aplicadas nessa situação.

Rotina de trabalho

Existem tarefas muito particulares em gestão de projetos, como a criação de uma EAP, processo que se dá quando você está em domínio da área de conhecimento de Gerenciamento da integração. Demandas que vão fazer parte da sua rotina e que, com o tempo, você vai ganhando mais facilidade em desenvolver.

Capacidade de negociação, precisão na elaboração de um cronograma, linguagem correta para cada stakeholders (partes interessadas) e uma desenvoltura precisa para se trabalhar com um bom orçamento são algumas entre tantas tarefas que fazem parte do dia a dia de um gestor de projetos.

Como você percebeu até agora, existem muitos benefícios em torno da área de gestão de projetos. Os avanços tecnológicos corroboram para a melhoria de ferramentas que vão fazer parte do seu dia a dia e as boas práticas do PMI ajudam você a ter mais destaque no mercado.

Ao investir nessa área, consequentemente você adquire conhecimentos necessários para preparar suas aptidões em gestão. Essa dedicação em sua carreira alavancará sua capacidade de crescimento no mercado, além de ser sempre visto com bons olhos pelas direções das organizações.

O IBEC é uma empresa que oferece capacitação profissional por meio de MBA e Pós-graduações nas áreas de gestão e engenharia. Entre em contato conosco e invista em na sua carreira!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *