7 motivos para fazer pós-graduação após anos sem estudar

7 motivos para fazer pós-graduação após anos sem estudar

7 motivos para fazer pós-graduação após anos sem estudar

O mercado de trabalho está cada vez mais disputado. Devido à grande abertura de cursos superiores no Brasil nos últimos anos, um diploma de graduação não é mais suficiente para garantir uma colocação nele e, por isso, fazer pós-graduação e se tornar um profissional especializado se tornou algo essencial.

Muitas pessoas ainda negligenciam o impacto de uma boa formação no currículo, esquecendo da alta competitividade, e deixam sempre o momento de se especializar para depois. Com isso, vão sendo superados por colegas que entendem que investir em educação é fundamental para uma boa colocação.

Se você também ainda não se convenceu da importância de uma pós-graduação para a sua carreira, continue lendo o nosso post! Você ficará impressionado com as oportunidades que ela pode oferecer.

1. A especialização torna mais fácil a tarefa de encontrar um emprego

Se você está procurando trabalho, fazer uma pós-graduação pode ajudá-lo a chegar lá. Você pode optar por atualizar suas habilidades e conhecimentos por meio de uma especialização ou usar um programa, como um MBA, para fazer um movimento em direção a carreiras de gerenciamento.

Para os recém-graduados, o estudo de pós-graduação pode ser a única maneira de garantir um papel cobiçado em sua área de atuação. Existem também alguns campos em que é necessária uma qualificação de pós-graduação para obter o registro profissional, como a engenharia de trânsito e muitas áreas da advocacia.

2. Os clientes preferem trabalhar com especialistas

Quando têm de fazer uma escolha de compra ou contratação, os clientes ficam mais confiantes para comprar com alguém que mostra conhecer muito a respeito daquele assunto. As melhores especializações do mercado já não estão mais trabalhando com conteúdos teóricos, e sim com conteúdos que têm uma aplicação prática no mercado para que você possa usá-los diretamente no seu dia a dia.

Isso significa que os especialistas têm um trabalho mais fácil de comercializar, porque eles podem ser claros sobre exatamente quais produtos e serviços eles vendem e para que eles servem. Atualmente, o consumo está ligado intimamente a educar os clientes.

Na Era da Informação, saber mais e ter habilidade para transmitir o que sabe se torna um grande diferencial. Assim, o título de especialista atrai muita atenção no momento que o cliente está escolhendo uma empresa.

3. Especialistas ganham mais

Olhe para quase qualquer indústria e você verá que especialistas — aqueles que focaram sua educação e sua experiência profissional em uma área bem específica — recebem muito mais. Os cirurgiões cardiovasculares fazem muito mais dinheiro do que cirurgiões gerais. Gerentes especializados em RH ou em TI ganham muito mais que gerentes-gerais.

Com isso, um especialista pode negociar muito melhor a sua mão de obra caso ele seja especializado. Essa lógica segue a lei da oferta e da demanda. Afinal, é muito mais difícil encontrar uma força de trabalho especializada. Como forma de manter você dentro da empresa, eles pagarão um salário maior.

4. Os especialistas são mais eficientes

Quando você decide investir tempo na compreensão de um aspecto do seu campo de atuação — mergulhando, de fato, nos melhores assuntos e treinando bastante as mesmas tarefas — você se beneficia da repetição. Ao fazer uma pós-graduação, você começa a ver os mesmos problemas e situações com mais frequência.

Quanto mais você se especializar, mais educado você é sobre esse assunto. O resultado é uma resposta mais rápida quando um cliente chega a você com um problema, o que transmite confiança.

Além disso, você pode identificar e abordar a situação mais rapidamente, graças à quantidade de tempo que você passou ao estudar o tópico. Isso é valiosíssimo para o seu empregador. Assim, você pode fazer mais em menos tempo e em um nível de qualidade superior como especialista. Essa é a definição de eficiência.

5. As especializações ajudam no seu próprio desenvolvimento pessoal

Esse é um benefício que não deve ser subestimado. Ao estudar e fazer um curso de pós-graduação, você desenvolverá habilidades que o apoiarão no cotidiano, como habilidades de gerenciamento de tempo, pesquisa, apresentação e escrita.

Dependendo do campo de especialização que você está estudando, você trabalhará em estreita colaboração com pessoas que também compartilham seus antecedentes, permitindo que você trabalhe dentro de uma equipe e considere diferentes perspectivas. Estar cercado por pessoas com o sonho de serem bem-sucedidas em sua carreira é um ótimo lugar para começar.

6. A especialização pode permitir uma mudança de carreira menos drástica

Os cursos de pós-graduação também proporcionam uma oportunidade para mudar a sua carreira. Você pode ter estudado direito na graduação, mas quer trocar os tribunais pela sala de aula.

Para isso, por que não se inscrever em uma especialização em educação? Você também pode usar estudos de pós-graduação para buscar movimentos menos drásticos, como sair da área da comunicação para o marketing.

Não é preciso mais voltar para a graduação para mudar de carreira. Sabemos que a decisão de voltar para os bancos da escola é difícil, pois demanda muito tempo e energia. As especializações são pensadas para se adaptar à rotina de quem já trabalha. Ou seja, você pode fazer uma transição entre carreiras muito mais suave.

7. É possível fazer uma pós-graduação de uma forma mais flexível

A flexibilidade é outro dos muitos benefícios do estudo de pós-graduação. Com a ampla diversidade de opções disponíveis, o tipo de curso e sua duração é praticamente uma decisão sua. Pesquise o curso certo para você: fazer um curso de pós-graduação EAD ou aos finais de semana é uma opção, o que que pode permitir que você trabalhe ao lado de sua educação e vida familiar.

Se a dificuldade é financeira, há financiamentos também disponíveis em bolsas de estudo e empréstimos. Se houver uma universidade particular em que você deseja estudar, independentemente de onde estudou durante sua graduação, você pode inscrever-se.

Percebeu como fazer pós-graduação é essencial hoje em dia? Especializar-se deixou de ser uma opção para se tornar uma demanda do mercado. A cada segundo que você adia a decisão de investir na sua própria educação, há alguém pronto para tomar essa decisão e ganhar espaço no mercado de trabalho.

Tem alguma experiência que mostra a importância da educação para o desenvolvimento profissional? Compartilhae com a gente comentando em nosso post!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *