4 provas da importância da administração para engenheiros

4 provas da importância da administração para engenheiros

4 provas da importância da administração para engenheiros

No passado, os profissionais de engenharia eram vistos como aqueles que ocupavam, exclusivamente, locais de obras e chão de fábrica. Contudo, a flexibilidade do mercado de trabalho mudou esse cenário e foi moldando a importância da administração para engenheiros.

As duas ciências estão cada dia mais relacionadas. Seja para ocupar cargos de gestão em empresas ou para saber administrar o planejamento, orçamento e as equipes envolvidas em uma obra, é fundamental que um bom engenheiro tenha conhecimentos nessa área.

Descubra agora por quais motivos é importante que haja essa multidisciplinaridade para o profissional, em que elas se complementam e quais são seus pontos em comum. Confira nosso artigo e saiba mais!

Pontos em comum entre a engenharia e a administração

A engenharia e a administração são duas ciências complementares. Enquanto a primeira se dedica à área de Exatas, com uma grade que engloba a gestão, a outra se dedica a gestão, mas também contém as disciplinas voltadas à Exatas.

Podemos destacar como pontos em comum:

  • os profissionais podem atuar em várias atividades dentro de uma empresa, na organização do pessoal e dos setores;
  • demandam facilidade para trabalhar em equipe;
  • quem deseja os cargos de gestão precisa desenvolver habilidades de liderança;
  • exercem suas atividades com o objetivo de aumentar a produção, mas otimizando os custos.

Para os engenheiros, a administração pode salvar as grandes construções, pois o abandono de obras privadas e públicas é relativamente comum e resultado da falta de planejamento. A capacidade de administrar um empreendimento pode ser complementada pelos conhecimentos adquiridos nesse curso.

A engenharia, por sua vez, ajuda o administrador a desenvolver a capacidade de resolver fórmulas complexas com agilidade, auxilia na flexibilidade e complementa a condução do negócio com instrumentos como cálculos e esquemas, que facilitam o trabalho em equipe e o andamento da empresa no geral.

Motivos de um engenheiro entender de administração

O mercado de trabalho atual reconhece que todos os profissionais necessitam desenvolver as habilidades na gerência de um negócio — e isso não seria diferente para as engenharias.

A área exige, cada vez mais, que esses profissionais também atuem como gestores. Entenda os quatro principais motivos:

1. Elaborar planejamentos viáveis

A administração para engenheiros possui um amplo leque de ferramentas para que esses profissionais tenham condições de elaborar planejamentos viáveis para a execução do projeto. O modelo das cinco forças de poder contribui com a negociação com os fornecedores, por estar relacionado com a lei da oferta e da procura.

Já a análise SWOT busca a compreensão dos pontos fortes e fracos, auxiliando na descoberta dos riscos da atividade de forma ágil e dando mais estabilidade e segurança ao processo de planejamento da obra.

2. Ser mais organizado

Os processos de planejamento e execução de obra devem ser muito bem organizados, assim como o profissional que está comandando esse projeto. Todo e qualquer profissional precisa ter disciplina para realizar seu trabalho da melhor forma.

A própria administração é conceituada como o ato de gerenciar negócios, e o objetivo do curso superior é fornecer instrumentos para o gerenciamento dos recursos e organização da rotina de uma empresa como um todo.

Conhecimento nunca é demais. Portanto, a administração pode auxiliar o engenheiro fornecendo métodos para manter a disciplina e a organização, fundamentais para que um serviço seja bem desempenhado em todas as suas etapas.

3. Manter o alinhamento dos objetivos

Seja qual for o projeto que o engenheiro esteja desenvolvendo, manter os objetivos alinhados é fundamental para que ele seja concluído com sucesso.

Como citamos acima, as ferramentas da área administrativa são grandes aliadas na hora da execução do trabalho. Aqui, o diagrama de Ishiwaka funciona como um instrumento de controle de qualidade interno do empreendimento e ajuda a identificar onde se localizam as falhas que estão prejudicando o andamento do projeto.

4. Conquistar melhores oportunidades

As melhores empresas, que entregam trabalhos de alto nível, também são as mais exigentes quanto à formação e experiência de seus profissionais.

Ao captá-los para iniciar um novo projeto ou integrar seu quadro de colaboradores, certamente o profissional que tiver um currículo mais inflado de conhecimentos vai estar à frente dos concorrentes em um processo seletivo.

Quando se trata de engenheiros capacitados não só para realizar o trabalho de planejamento e execução, mas também organizar as rotinas administrativas desses processos, estamos falando também de segurança.

Tanto empresas quanto autônomos correm menos riscos de ter problemas com equipe, prazos, verbas e os outros aspectos que compreendem a realização de uma obra.

Ou seja, aumentam-se as chances de conquistar um bom cargo em uma organização de referência e na área de atuação escolhida.

Diferencial no mercado de trabalho

Você pôde compreender, durante todo o texto, que os conhecimentos em administração para engenheiros só tem a acrescentar na carreira de qualquer profissional.

Lidar com o planejamento e a execução de uma obra não deve ser resumido ao projeto em si, às maquetes, à compra dos materiais necessários e à contratação de um pessoal, até porque esses processos também exigem conhecimentos em gestão administrativa para que sejam realizados de maneira eficiente, otimizando os custos e dando condições para que sejam concluídas dentro do prazo.

O mercado de trabalho, por sua vez, preza por profissionais cada vez mais capacitados e multifacetados para ocupar os melhores cargos dentro de empresas públicas e privadas. Não só a formação continuada, mas também a complementar, transformou-se em quesito obrigatório para aqueles que almejam uma carreira de sucesso e, por isso, é muito valorizada pelas organizações.

Geralmente, quem cursa engenharia direciona todos seus esforços a fórmulas, cálculos e disciplinas relacionadas às áreas de Exatas. Por esse motivo, aquele que resolve seguir por um caminho diferente e acrescentar as habilidades em gerenciar um negócio ao seu currículo conquista um destaque maior diante dos concorrentes.

Vale a pena refletir sobre o que outras áreas oferecem em termos de especialização e MBA. Fazer uma leitura e uma projeção da carreira profissional a longo prazo vai relevar que o segredo de um grande engenheiro é investir na multidisciplinaridade. Pense nisso!

Se você gostou deste post, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você a obter destaque no mercado de trabalho, com capacitações e técnicas de administração para engenheiros.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *