O IBEC é uma entidade sem fins políticos e/ou lucrativos que visa promover as técnicas e tecnologias da Engenharia de Custos, como ciência multidisciplinar, integrando empresas e profissionais, atuantes em todos os segmentos e promovendo encontros, palestras, reuniões técnicas, cursos, seminários, congressos, publicações e principalmente o intercâmbio com as congêneres dos demais países do mundo.
O IBEC – Nacional se regionaliza espacialmente através dos IBECs regionais. Cumpre ressaltar o acervo técnico disponível no IBEC, no que se refere à estimativas, orçamentação, custos e benefícios, divulgação e discussão de conceitos e princípios, continuamente enriquecido pelas contribuições dos principais encontros nacionais e internacionais e por trabalhos de pesquisa de nossos associados.
O IBEC nasceu em 27 de maio de 1980 da transformação da Seção Brasileira da AACE – American Association of Cost Engineers, existente em nosso país desde 1978, devido às necessidades das principais empresas da Engenharia Nacional de então.
O ICEC – INTERNATIONAL COST ENGINEERING COUNCIL é o organismo mundial que congrega as associações nacionais de Engenharia de Custos, legítimas representantes de diversos países. Uma organização não-política e sem fins lucrativos, fundada em 1976, com o objetivo de promover a cooperação entre organizações nacionais e multinacionais voltadas à Engenharia de Custos e Gerenciamento de Empreendimentos.
O ICEC incentiva e desenvolve a ciência e a arte da Engenharia de Custos, organizando congressos internacionais, promovendo o reconhecimento da Engenharia de Custos com atividades técnicas, pesquisa cooperativa entre as regionais, promovendo networking entre os membros individuais de diferentes regiões, desenvolvimento de normas e padrões internacionais, inclusive de terminologia, certificando programas oferecidos por sociedades-membro e divulgando os principais resultados obtidos por meio de jornais e revistas de relevante conteúdo técnico.
O IBEC é membro do ICEC desde 1980.
Consciente da crescente importância que a “Ciência de Custos” representa no desenvolvimento do país, o IBEC assume uma postura multidisciplinar, aceitando como sócios, profissionais de diversas áreas de formação (engenheiros, arquitetos, urbanistas, agrônomos etc), que se dediquem a um dos ramos da Engenharia de Custos tais como:
O IBEC realiza convênios de cooperação técnica com órgãos públicos, empresas, entidades de classe, universidades etc, visando pesquisa, mediação e realização de eventos.
Entre outros, são conveniados: