Notícias

IBEC comemora seus 38 anos e o Dia do Engenheiro de Custos 2016

27 de maio de 2016
ibec-comemora-38-anos-e-dia-do-engenheiro-de-custos-foto-00

Prof. José Chacon dando início às premiações

O Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC) comemorou, na noite de terça-feira, dia 10 de maio de 2016, seu 38º aniversário e o Dia do Engenheiro de Custos, criado segundo a Lei nº 4.905/2006. O tema principal foi o 10º Congresso Mundial de Engenharia de Custos e Gerenciamento de Projetos, que será realizado pela primeira vez na América Latina, no Rio de Janeiro, para expor os profissionais atuantes na área, bem como pessoas que apoiam a ciência de custos no Brasil e no exterior.

Entre os dias de 09 e 12 outubro o 10º ICEC 2016 World Congress busca promover o intercâmbio de informação e divulgação da ciência de custos e gerenciamento de projetos na América Latina e em todo o mundo. Este grande evento reunirá um público internacional de representantes da indústria, profissionais, acadêmicos e pesquisadores para discutir questões de interesse comum, a fim de promover o intercâmbio internacional na busca de promover a excelência na prática profissional dentro da das especialidades correlacionadas. Ele irá fornecer uma plataforma para destacar a visão de unir a gestão global de custos e a profissão para um futuro brilhante em um ambiente em mudança. O congresso já conta com a incrição de 200 resumos de trabalhos, com maioria vinda do exterior, em análise pela Comissão Científica Internacional.

ibec-comemora-38-anos-e-dia-do-engenheiro-de-custos-foto-01

A Presidente do ICEC e o Secretário-geral, Alexia Nalewaik e Peter Smith

ibec-comemora-38-anos-e-dia-do-engenheiro-de-custos-foto-02

Aylen Vegas e Amparo Lopez, Engenheiras de Custos do Ministério da Construção de Cuba

O presidente do IBEC, Paulo Dias, deu início à solenidade chamando o Vice-presidente, José Chacon para receber as autoridades no palco. Como Destaques Internacionais do Ano foram congratulados a Presidente do ICEC e o Secretário-geral, Alexia Nalewaik e Peter Smith; Alfredo Serpell, Presidente da Corporação Chilena de Gestão de Projetos; Amparo Lopez e Aylen Vegas, Engenheiras de Custos do Ministério da Construção de Cuba; o coordenador da Associação de Engenharia de Custos de Honduras, José Ramon Calix, e Angel Gaspar Obando, Presidente do Colégio de Engenheiros Civis de Honduras que, na oportunidade, recebeu seu certificado de novo membro do ICEC.

ibec-comemora-38-anos-e-dia-do-engenheiro-de-custos-foto-03

A Personalidade Internacional do Ano, Maria Teresa Dalenz

Pela primeira vez, o IBEC prestou homenagens a Personalidade Internacional do Ano para Maria Teresa Dalenz, ex-presidente da Sociedade de Engenheiros da Bolívia (SIB, em espanhol) e Presidente eleita da UPADI para 2017 e 2018, e de Engenheiro de Custos das Américas para a Presidente da Sociedade Colombiana de Engenheiros (SCI, em espanhol), Eng. Diana Maria Espinosa Bula, que não pôde comparecer ao evento.

ibec-comemora-38-anos-e-dia-do-engenheiro-de-custos-foto-04

Annibal Ribeiro Filho, Maria Rosa Rabello e Mario Lopes Júnior, ganhadores do premio de Engenheiros de Custos do Ano

Na categoria de Engenheiros de Custos do Ano foram premiados Maria Rosa Rabello, Diretora da Empresa Rabello Costa Engenharia; Annibal Ribeiro Filho, Sócio e responsável técnico da Planorc Serviços de Engenharia e Mario Lopes Júnior, perito de engenharia da Polícia Federal.

ibec-comemora-38-anos-e-dia-do-engenheiro-de-custos-foto-05

José Tadeu da Silva, Presidente do Confea, da Febrae e da UPADI

ibec-comemora-38-anos-e-dia-do-engenheiro-de-custos-foto-06

O Presidente da Mútua, Paulo Roberto Guimarães

Também como estreia, o IBEC agraciou profissionais com o Troféu João-de-Barro. Os condecorados foram o Presidente do Confea, da Febrae e da UPADI, José Tadeu da Silva; o Presidente da Mútua, Paulo Roberto Guimarães que assinou o convênio de apoio ao Congresso Mundial durante a premiação, (e a participação do Diretor Regional/RJ, Paulo Cesar Granja); os Deputados Estaduais do Rio de Janeiro, Paulo Ramos e Luiz Paulo Correa da Rocha, autores da lei do Dia do Engenheiro de Custos, e o Deputado Federal por Santa Catarina, Edinho Bez.

ibec-comemora-38-anos-e-dia-do-engenheiro-de-custos-foto-07

Os Presidentes de Conselho Regionais de Engenharia e Agronomia / CREA

Além destes, também receberam o Troféu João-de-Barro, os Presidentes de Conselho Regionais de Engenharia e Agronomia (CREA) entre os quais estiveram presentes Flavio Correia de Souza, Presidente do CREA-DF; Evandro Alencar, Presidente do CREA-PE; Helder Carnielle, Presidente do CREA-ES; Juares Samaniego, Presidente do CREA-MT; Reynaldo Barros, Presidente do CREA-RJ; Nélio Alencar, Presidente do CREA-RO; Arício Resende Silva, Presidente do CREA-SE; Joel Krüger, Presidente do CREA-PR, representado pelo Presidente da Alest, Antonio Cezar Benoliel; Marco Antonio Amigo, Presidente do CREA-BA, representado por seu primeiro Vice-presidente, Paulo Gilberto Silva.

ibec-comemora-38-anos-e-dia-do-engenheiro-de-custos-foto-08

O Presidente da IPMA Brasil, Raphael Albergarias e a Chefe de Desenvolvimento para a América Latina da RICS, Marcia Ferrari

ibec-comemora-38-anos-e-dia-do-engenheiro-de-custos-foto-09

Duaia Vargas, Diretora de comunicação e o Vice-presidente da Febrae, Edemar de Souza Amorim

Os homenageados como Destaques do Ano foram o Presidente da IPMA Brasil (International Project Management Association, em inglês), Raphael Albergarias; a Chefe de Desenvolvimento para a América Latina da RICS, Marcia Ferrari; Edemar de Souza Amorim e Duaia Vargas, respectivamente , Vice-presidente e Diretora de comunicação da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae); o Diretor de Planejamento do instituto IDD, Cesar Henrique Daher, e seu Diretor Executivo Luiz Cesar de Luca; o Presidente e o Diretor Executivo da APeMEC (Associação de Pequenas e Medias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo) Luiz Alberto Costa e José Elias F. Abul Hiss; o Presidente do Sindicopes, José Carlos Chamon; o Presidente e o Vice-presidente da ANE (Academia Nacional de Engenharia), Paulo Augusto Vivacqua e Francis Bogossian; Cezar Benoliel, Presidente da Alest (Associação Latino Americana de Engenharia e Segurança do Trabalho); Murilo Pinheiro, Presidente da Federação Nacional de Engenheiros (FNE) e também da Seesp (Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo).

ibec-comemora-38-anos-e-dia-do-engenheiro-de-custos-foto-11

Jorge Spitalnik, Presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenheiros WFEO/FMOI

Ainda como Destaques do Ano, temos o Presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenheiros (WFEO, em em inglês), Jorge Spitalnik que confirmou seu apoio e participação ao 10 º Congresso Mundial; o Presidente da Associação Brasileira de Custos (ABC), Carlos Alberto Diehl; o Presidente da ABCE, Mauro Ribeiro Filho, representado por seu Diretor Executivo, Cristiano Prado; o Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Bastos; o Contra-almirante Paulo Cesar Colmereno da COGESN (Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino Nuclear), representado pelo Comandante Márvio Affonso Gavino; o Presidente da AEA-SJC (Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos), Carlos Eduardo Paiva; a Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos (AEVR), Laura Jane Barbosa e o Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campinas (AEAC), Paulo Sergio Saran.

ibec-comemora-38-anos-e-dia-do-engenheiro-de-custos-foto-12

Thereza Nóimann, Vice-presidente do Senge do Ceará e Diretora de Rel. Institucionais da FNE

Por fim, foram também homenageados como Destaques do Ano, o consultor de engenharia de custos na área de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia da Petrobras, Adalberto Franco; o Procurador do Estado do Rio de Janeiro, Thiago Araújo; Thereza Nóimann, Vice-presidente do Senge do Ceará e Diretora de Rel. Institucionais da FNE (Federação Nacional de Engenheiros); o Presidente do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, Pedro Celestino; o Presidente do Clube de Engenharia de Rondônia, Edson Duarte; o Presidente do Clube de Engenharia de Alagoas, Aloisio Ferreira de Souza; o Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Nelson Luiz Gomes; Julio Nichioka, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o coordenador do Núcleo de Pesquisas em Planejamento e Gestão da UERJ, Eduardo Qualhairini, e o professor da Universidade Mackenzie do Rio, Newton Augusto de Oliveira.

Durante a cerimônia, o IBEC lançou a 4ª edição da Revista Engenharia de Custos, sua publicação anual que mostra o cenário da engenharia no Brasil e no mundo, através de artigos técnicos e entrevistas com renomados profissionais do ramo. A revista está disponível em versão impressa e digital, no aplicativo Biblioteca IBEC para celular e tablete e no site do Instituto.
O IBEC ainda divulgou novo o hotsite engenhariadecustos.ibec.org.br, que reúne tudo sobre engenharia de custos em um só lugar, e a Coletânea Ciência de Custos, um fichário que une todos os livros de autoria do Presidente do IBEC, Paulo Dias, cujos fascículos estão disponíveis gratuitamente para download nos sites ibec.org.br e engenhariadecustos.ibec.org.br.

ibec-comemora-38-anos-e-dia-do-engenheiro-de-custos-foto-13

Peter Smith discursando no International Meeting

Como parte da programação, foi realizada no dia 8 de maio a 2ª Feijoada dos Estrangeiros, na AFEA (Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos), evento de boas vindas regado com uma das comidas típicas do país para os convidados vindo do exterior e os brasileiros que participaram da festa. Na tarde do dia seguinte, dia 09 de maio de 2016, aconteceu a 3ª Edição do International Meeting, na sede do IBEC. Um encontro com profissionais da área para discutir sobre diferentes temas e trocar suas expectativas em relação à atual situação da engenharia de custos, com participação ilustre do Senador do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, que ofereceu apoio às iniciativas do encontro e recebeu o Troféu João-de-Barro pelo reconhecimento de suas ações promovidas no senado.

ibec-comemora-38-anos-e-dia-do-engenheiro-de-custos-foto-14

Alexia Nalewaik entregando o troféu João-de-Barro ao Senador Marcelo Crivella